Administração

Curso: Administração
Titulação: Bacharelado
Renovação de Reconhecimento: Autorização do Curso de Administração de Empresas em 27/03/1974, através do Decreto 73874, parecer n.30/74, tendo sido o mesmo reconhecido em 03/01/1979, pelo Decreto n.82983, conforme Parecer n.7183/74.

Diretora: Giovanna Alexia Meireles
Coordenação: Daniel Angotti Moisés Marques

Sobre o Curso:

O curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro tem como objetivo geral formar profissionais com competências, habilidades e atitudes empreendedoras, que possibilitem a inserção no mundo dos negócios. Seu currículo profissional, adequado à realidade do mercado, do ponto de vista técnico, não deixa de lado os aspectos do desenvolvimento social e humano, tornando o profissional apto a levar em consideração as questões sociais, políticas e econômicas do contexto no qual atua como gestor.

O administrador gerencia recursos financeiros, materiais e humanos de uma organização. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da negociação com clientes, ou das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for à área de atuação, esse bacharel trabalha fundamentalmente com números e planilhas e precisa manter-se atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira.

  • – Professores qualificados com alto índice de mestres e doutores 
    – Incentivo a Projetos de Iniciação Científica
    – Relacionamento próximo com o Coordenador do Curso e Direção da IES
    – Desenvolvimento de Projeto “Marketing Mix”, com lançamento de novos produtos
    – Atividades extras para estimular o raciocínio lógico (ex: Campeonato de Xadrez)
    – Supervisão de estágio 
    – Promoção e incentivo à atividades complementares durante todo o curso
    – Participação em eventos, seminários e palestras promovidas pela FCETM (Feira do Rolo, Corridas, Cine Debate, Jornada Acadêmica, Festival de Curtas Internacional)
    – Alunos com alto índice de empregabilidade já no início do curso
    – Divulgação de vagas de estágio, trainee e oportunidades de trabalho em empresas
    – Laboratório de informática
    – Participação em viagens e visitas técnicas à empresas
    – Dia do Administrador com a presença de empresários e seus cases de sucesso
    – Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC com apresentação de projeto de viabilidade econômica/financeira de uma empresa
    – Plano e seguro de pagamento na própria instituição com condições diferenciadas e sem burocracia

    Professores do Curso de Administração 2016/2 – Clique aqui

    Turno: Noturno
    Vagas Semestrais: 50 vagas
    Duração do Curso: 4 anos (8 semestres)

    e-mailcoord.administracao@fcetm.br

    Matriz Curricular: Clique aqui

  • Atividades ComplementaresClique aqui
    As Atividades Complementares do curso de Administração possibilitam o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem por meio da participação em eventos, cursos e treinamentos empresariais, aproximando o aluno de áreas específicas das ciências sociais e possibilitando aproximação com o ambiente dos negócios e as práticas de gestão. São promovidas visitas técnicas à empresas para conhecer o modelo de gestão e o processo produtivo. 

  • EstágioClique aqui
    O Estágio é um componente curricular obrigatório do curso de Administração e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, treinando o estudante e inserindo-o no mercado de trabalho. Os alunos são orientados pelos professores da Instituição na escolha de sua especialização profissional é proposto, ao final de cada etapa, ações de melhorias e novas soluções para as organizações onde estão atuando, aplicando as teorias aprendidas em sala de aula.

  • TCCClique aqui
    O Trabalho de Conclusão do Curso de Administração é considerado um dos projetos acadêmicos mais completos dentre os cursos da região. Os alunos tem a possibilidade de apresentar seus produtos inovadores ao mercado, acompanhados de um plano de viabilidade econômica-financeira-sustentável. Todo o processo de construção do TCC é realizado sob a orientação dos docentes de forma interdisciplinar e os alunos, ao final do curso, defendem seus projetos para “investidores” em uma banca. São realizadas pesquisas de mercado, planejamento estratégico, operacional e financeiro que colocam os alunos em condições de empreender no mundo dos negócios.