Administração

Curso: Administração
Titulação: Bacharelado
Renovação de Reconhecimento: Autorização do Curso de Administração de Empresas em 27/03/1974, através do Decreto 73874, parecer n.30/74, tendo sido o mesmo reconhecido em 03/01/1979, pelo Decreto n.82983, conforme Parecer n.7183/74.

Diretora: Giovanna Alexia Meireles
Coordenação: Daniel Angotti Moisés Marques

Sobre o Curso:

O curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro tem como objetivo geral formar profissionais com competências, habilidades e atitudes empreendedoras, que possibilitem a inserção no mundo dos negócios. Seu currículo profissional, adequado à realidade do mercado, do ponto de vista técnico, não deixa de lado os aspectos do desenvolvimento social e humano, tornando o profissional apto a levar em consideração as questões sociais, políticas e econômicas do contexto no qual atua como gestor.

O administrador gerencia recursos financeiros, materiais e humanos de uma organização. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da negociação com clientes, ou das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for à área de atuação, esse bacharel trabalha fundamentalmente com números e planilhas e precisa manter-se atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira.