Ciências Contábeis

Curso: Ciências Contábeis
Titulação: Bacharelado
Reconhecimento: Decreto n° 53 de 06/02/1990.

Diretora: Giovanna Alexia Meireles
Coordenação: Daniel Angotti Moisés Marques

Sobre o Curso

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro tem como objetivo geral formar profissionais com ampla visão de atuação nas organizações, cientes das necessidades dos clientes e do mercado de alta versatilidade e, principalmente, com vasto conhecimento técnico, que o possibilite participar da moderna gestão empresarial.

O curso de Ciências Contábeis está estruturado para que possa desenvolver, em quatro anos, as habilidades necessárias nas mais diversas áreas da Contabilidade, tais como Teoria da Contabilidade, Contabilidade Comercial, Rural, Pública, Tributária e Fiscal, além de Análise de Balanços, Contabilidade Avançada, Gerencial e Análise de Custos.

O futuro profissional terá, ainda, conhecimentos de informática, direito, economia, sociologia, administração de empresas, estatística, matemática geral e financeira, português, sistemas de informações gerenciais, ciências sociais, legislação social trabalhista e tributária, pesquisa operacional, administração financeira e orçamento, auditoria, perícia e arbitragem, ética geral e profissional, gerência de pequenos negócios, além de atividades práticas em aulas de laboratório totalmente informatizado. 

Em tempos de “nova” economia, acentua-se a participação dos Contadores no cenário econômico, no político e no social, tornando cada vez mais frequente sua inserção no primeiro escalão decisório de quaisquer destas áreas.

  • – Professores qualificados com alto índice de mestres e doutores 
    – Alunos com alto índice de obtenção do registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade – CRC
    – Incentivo a Projetos de Iniciação Científica
    – Relacionamento próximo com o Coordenador do Curso e Direção da IES
    – Atividades extras para estimular o raciocínio lógico (ex: Campeonato de Xadrez)
    – Supervisão de estágio 
    – Promoção e incentivo à atividades complementares durante todo o curso
    – Participação em eventos, seminários e palestras promovidas pela FCETM (Feira do Rolo, Corridas, Cine Debate, Jornada Acadêmica, Festival de Curtas Internacional)
    – Alunos com alto índice de empregabilidade já no início do curso
    – Divulgação de vagas de estágio, trainee e oportunidades de trabalho em empresas
    – Laboratório de informática
    – Participação em viagens e visitas técnicas à empresas e órgãos fiscais
    – Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC com produção de artigo científico 
    – Plano e seguro de pagamento na própria instituição com condições diferenciadas e sem burocracia

    Professores: Clique aqui 

    Turno: Noturno
    Vagas Semestrais: 50 vagas
    Duração do Curso: 4 anos (8 semestres)

    e:mailcoord.contabeis@fcetm.br

    Matriz Curricular: Clique aqui

  • Atividades ComplementaresClique aqui para baixar 
    As Atividades Complementares do curso de Ciências Contábeis possibilitam aos alunos a vivência das práticas contábeis, através de eventos, cursos e treinamentos promovidos pela Instituição e pelo mercado de trabalho. São realizadas visitas técnicas ao longo dos semestres em empresas e órgãos fiscais, como a Receita Estadual da Fazenda.

  • EstágioClique aqui para baixar
    O Estágio é um componente curricular obrigatório do curso de Ciências Contábeis e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, inserindo o estudante no mercado de trabalho. Os alunos atuam em empresas de contabilidade nas mais diversas áreas, como gestão contábil, recursos humanos, fiscal e estoques. Os alunos são orientados pelos professores a propor melhorias nas rotinas dos escritórios de contabilidade, proporcionando maior eficiência nos serviços prestados por essas empresas no mercado.

  • TCCClique aqui para baixar
    O Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis é realizado nas etapas finais de conclusão do curso e seguem a metodologia de orientação dos professores da Instituição na confecção de artigos acadêmicos, com o objetivo de enriquecer o conhecimento de teorias necessárias para a prática da ciência contábil. Os alunos escolhem, em equipe, temas para defender em bancas de avaliação, para os docentes e profissionais de mercado convidados.